Fundação Doimo


Nossa história



Slide background

O Patrono: Giuseppe Doimo

giuseppedoimoGiuseppe Doimo nasceu em 1933 em Monisgo de Moriago, em Treviso na Itália. Era filho de camponeses e aos 10 anos iniciou-se carpinteiro, produzindo e vendendo seu primeiro móvel aos 15 anos de idade. Com ajuda de seu pai e irmãos, Giuseppe construiu o maior grupo moveleiro italiano.

Pautado pelos princípios de ética, responsabilidade, solidariedade aliados à grande visão empresarial, o Gruppo Doimo foi estruturado com grande valorização do capital humano aliados à inovação de gestão, racionalização de processos de trabalho, ferramentas tecnológicas e alta qualidade com preço razoável.

Podendo ser considerado um visionário à época, Doimo reinvestia a maior parte dos lucros de suas empresas prioritariamente nessas bases, pois acreditava que ao fazer isso investiria mais no hoje para que toda a sociedade pudesse ganhar mais no amanhã.

Em 2009, Giuseppe Doimo morreu de câncer aos 76 anos. A concretização de seus ideais entretanto, continuam a ser desenvolvidos ainda hoje por meio da Fundação Doimo.

Mais sobre Giuseppe Doimo

Download do livro “Giuseppe Doimo: una vita per i mobili” em inglês

Download do livro “Giuseppe Doimo: una vita per i mobili” em italiano

Site do Gruppo Doimo

 

O instituidor: Elias Tergilene

eliastergileneEm 1990, com apenas 17 anos, Elias fundou a “Augusta Móveis”, seu primeiro empreendimento e que se tornou em apenas cinco anos a maior indústria de móveis em ferro do Brasil. A Augusta Móveis conquistou o mercado europeu em 2001, através da sociedade com o Grupo Doimo, também principal indústria de móveis da Itália.

Fundador da rede de shoppings populares “Uai Shopping”, hoje com duas Unidades em Minas Gerais e uma no Amazonas. Um dos fundadores e sócio da Favela Holding Participações, criada com objetivo de aprimorar o mundo empresarial organizado com as favelas em todo Brasil.

Criador da Fundação Doimo, instituição sem fins lucrativos com foco no empreendedorismo social de impacto e de inovação fomentando a valorização do ser humano essencialmente através de ações de capacitação e trabalho. Ativo militante da área de desenvolvimento social através do empreendedorismo em favelas e regiões periféricas.

Desde 2008 dedicou-se a promover a criação de um novo modelo de shopping popular, lançando em 2013 o primeiro conceito de shopping favela.

Mais sobre Elias Tergilene

Trecho do Livro “Um País Chamado Favela”, de Renato Meirelles e Celso Athayde

Trajetória de Elias Tergilene em reportagens

© 2011-2018