Promoção da Inclusão Social

Desenvolver projetos, ações, iniciativas ou eventos na área de inclusão social que estimulem a mobilização de pessoas para despertar, conscientizar e mobilizar para os problemas e soluções relativos aos princípios da cidadania, bem como desenvolver potencialidades de emancipação dos diversos grupos ou segmentos.

Linhas de ação:

- Fomento de diálogos e discussões sobre inclusão social, diversidade e cidadania.

- Incentivo a ações para pessoas com deficiência, expectativa e qualidade de vida.

- Apoio a fóruns de incentivo a ações de redução de desinformação e preconceito.

- Apoio a ações de formação e capacitação para empreendedores sobre deficiência e inclusão.

- Incentivo à realização de seminários sobre valores humanos e trabalho.

- Apoio a eventos de cidadania, defesa e promoção de direitos econômicos, relações sociais, culturais, direitos humanos (saúde, habitação, meio ambiente, educação), justiça social, opressão, discriminação, dominação, dentre outros.

- Iniciativas e ações que privilegiem a cultura de solidariedade.

- Uso de tecnologias, em termos de oportunidades e desenvolvimento educacional para os cidadãos.

Ações desenvolvidas:

Festival Nacional Sem Preconceito
O Festival Nacional Sem Preconceito existe para fomentar o diálogo sobre a igualdade e combate ao preconceito, seja racial, religioso ou de orientação sexual.

Apoio ao Dia da Favela com implantação do escritório da CUFA-MG
A Central Única das Favelas de Minas Gerais promoveu o debate “Sou Favela Uai”, em comemoração a aprovação da Lei que instituiu o Dia das Favelas em Minas, além da inauguração do escritório central.

Apoio ao Projeto Encrespa Geral
Movimento pelo incentivo à liberdade de manter os cabelos naturais – livres de chapinhas e secadores que modelam os padrões de beleza. Incluiu eventos e workshops para debater o tema e apresentar produtos exclusivos para cabelos afros.

Apoio ao evento Parada LGBT de Belo Horizonte
Desde 2012, a Fundação Doimo e a Rede UAI Shopping são apoiadores da Parada LGBT de Belo Horizonte, organizada pela Cellos-MG.

Apoio a campanha Respeito à Diversidade
Campanha da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para combater o preconceito, a discriminação e a violência contra a população LGBT.

Apoio ao evento Índios no Uai São José
A Fundação Doimo disponibilizou espaços no Uai Shopping São José, em Manaus, para exposição da cultura indígena com representantes de tribos dentro do shopping.

Apoio ao evento Índios no Uai Shopping Centro
Representantes de tribos, caracterizados, puderam expor e vender o artesanato e os produtos produzidos por indígenas.

Marcha Sem Preconceito de Manaus
Evento realizado no Dia Mundial de Luta contra a Aids, teve como objetivo chamar a população de Manaus para dizer não ao preconceito contra soropositivos do HIV.

3 de fevereiro de 2015