Fundação Doimo


Encrespa Geral

encrespa_geral

Pelo incentivo à liberdade de manter os cabelos naturais – livres de chapinhas e secadores que modelam os padrões de beleza – o movimento Encrespa Geral é realizado em Belo Horizonte no Uai Shopping Centro, com o apoio da Fundação Doimo.

Em uma época dominada pelas escovas definitivas e progressivas, o projeto incentiva mulheres a colocarem suas verdadeiras raízes em primeiro plano, preservando a memória, a tradição e a ancestralidade. Os encontros acontecem semestralmente em 18 cidades brasileiras, entre elas, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Manaus, além de países como Inglaterra, Irlanda e Austrália.

A programação do evento contempla palestras sobre hierarquização de texturas, ministrada pela pesquisadora de Feminismo Negro e Empoderamento Juvenil, Iara Félix, e sobre cabelos crespos e cacheados, com a coordenadora do Núcleo de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação, Mara Catarina Evaristo.

O Encrespa Geral também conta com oficina de finalização capilar, ministrada pela cabeleireira Danny Sousa e oficina de turbante com estilista Énia Dara, que ensina técnicas e estilos desse adereço.

O público pode interagir com convidadas especiais, e o evento já contou com as presenças de Karen Ponfiro, Miss Minas Gerais 2014, da cantora Zaika Santos e da fundadora do grupo Crespas e Cacheadas de BH, Poliana Ferreira. Há também um espaço reservado para os cuidados com os cabelos, com as dicas da cabeleireira Danny Souza. O Encrespa Geral tem o apoio da Associação Cultural Clube dos DJ’s de Minas Gerais, e conta em suas edições com uma sonoridade que é tendência na Black Music, comandada pelo DJ Mestre Lau. As programações do Encrespa Geral são gratuitas e abertas ao público.

 

 

2ª Edição do Encrespa Geral em BH – 2014, a primeira realizada no Uai

 

3ª Edição do Encrespa Geral – 2014

 

18 de dezembro de 2014
© 2011-2018